Copacabana

Duas locadoras incríveis em Copa.

Duas locadoras incríveis em Copa.

Assistir filme em casa é um programa de fim de semana. Gostamos desde sempre. Bom, quando as nossas crianças de apartamento ainda não existiam, nossos horizontes eram mais amplos – cinema fazia parte da agenda. Depois delas, os filmes em casa tomaram proporções inimagináveis. E onde pegá-los? Aqui em Copa frequentamos duas locadoras incríveis. E somos fiéis. Mantemos o mesmo caso amoroso há mais de uma década.

Uma delas nos faz sentir na sala de casa, a outra tem um acervo antigo maravilhoso.

A primeira, chama-se G Vídeo e foi a primeira em tudo. Assim que nos mudamos para o bairro, já carregávamos esse vício de outros endereços. Em Copa era necessário encontrar um fornecedor que aplacasse nosso desejo. Encontramos na Praça do Inhangá. Há 15 anos. E de lá não saímos mais. Hoje existe uma infinidade de ofertas como a máquina das Lojas Americanas que nos permite locar por quase 1/3 do preço, os canais a cabo que inundam nossa sala diariamente e a internet, mas nada supre o prazer de uma boa indicação, de um lugar aconchegante e de estantes lotadas que servem como um colírio para os olhos. É mais ou menos como ler um livro num Kindle ou um livro de papel com cheiro, capa, lombada… Não dá pra comparar.

G_Vídeo

Não mesmo. Lá, na GVídeo, a locadora do Leandro, encontramos indicação e carinho. E em todo este tempo de relacionamento, acabamos assistindo passar por aquele balcão pessoas incríveis que mais que funcionários de loja eram aficcionados e amantes da sétima arte que transformavam o ato de locar em uma première de Cannes. Pessoas que perdemos o contato, mas nunca a recordação. Cris, Luís Paulo, Sheila, Ana, Rose, Edilson e Francisco, cada um a sua maneira, deixou uma estrelinha na nossa calçada da fama particular.

Atualmente a locadora passa por transformações diversificando serviços. Além de blockbusters oferece cupcakes e brownies. Francisco foi o último a deixar o navio dos moldes antigos. Quando ele estava no timão me conduzia por uma série de opções cinematográficas incríveis. Era meu personal filmer (ops, existe isso?). Sabe aquela pessoa que transforma Galinha Pintadinha em historia de suspense e te faz querer assistir imediatamente? Francisco Carbone é o cara. Sabe tanto de cinema que às vezes tenho a sensação de que frequenta as rodinhas de Hollywood aos fins de semana e volta na segunda-feira cheio de novidade dos bastidores. Conhecia o meu gosto e o do Rafa, que assim como o do Pedro e da Ana, são bem diferentes. Conseguia indicar filme para cada um de nós e para todos nós juntos. E ainda era um ótimo papo. Muitas vezes, eu nem tinha tempo para assistir nada, mas dava uma passadinha por lá só para trocar umas ideias com ele. Agora, que ele navega por outros mares, fico deste lado da telinha acompanhando suas aventuras no divertido canal Não Me Critica e anotando as deixas de novos lançamentos em sua página no Facebook. Ah Francisco, que saudade…

Paradise Vídeo

A segunda locadora, frequento bem menos, mas ainda assim não a abandono. Ela supre minhas necessidades mais remotas. Tem um acervo vastíssimo. São dois andares de títulos novos e antigos passando por clássicos e séries. No subsolo guarda um exemplar de cadeira de cinema antigo para você entrar no clima e não sair mais. Um paraíso para cinéfilos. Não é à toa que se chama Paradise Vídeo. Já nos ajudou a preparar várias viagens. É que antes de embarcarmos para um novo destino, nos inspiramos lendo muito sobre o local e assistindo tudo o que conseguimos. Para a nossa aventura à Ilha de Páscoa, essa locadora nos brindou com Rapa Nui ainda em VHS (daquele tipo que tem que rebobinar antes de devolver, lembra?). E no último fim de semana nos permitiu apresentar às nossas crianças de apartamento o clássico: Último dos Moicanos. E lá, o Márcio pode ajudar muito a achar os filmes, que se encontram organizados por diretor, e dar sugestões incríveis.

Bom, o fato é que estamos muito bem servidos e nosso vício agora se estende aos nossos sucessores, que mesmo morando em apartamento conseguem achar aventura em cada esquina e ação em cada parada do elevador. Ficamos torcendo e locando para que esse nicho de mercado não acabe e nos deixe órfãos desse prazer.

Para quem se interessar e morar no bairro, seguem abaixo os endereços. Divirtam-se!

G Vídeo – Rua Inhangá, 15 – lj A

Paradise Vídeo – Rua Figueiredo Magalhães, 581 – lj C

 

Post Anterior

Sexta-feira outra vez

Próximo Post

Guga!

Comentários

  1. 23 de outubro de 2015 at 07:43 — Responder

    Excelente post !

  2. 29 de novembro de 2015 at 08:35 — Responder

    Muito bom este comentário.Dá uma vontade de largar tudo,rumo à locadora e,conversar..sobre filmes,paises,costumes…hábitos que estamos perdendo…Obrigada .Bjs sua orgulhosa madrinha

    • 10 de dezembro de 2015 at 06:20 — Responder

      Pertinho de nós, dindinha! Muitos beijos pra vc!

Deixe seu comentário aqui.